CRO-SC no Conselho Estadual de Saúde

A conselheira Luciane Carmen Villela representou, dia 4, o CRO-SC na Reunião de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na Assembleia Legislativa. O Conselho Regional de Odontologia foi eleito como entidade suplente em 2020 e titular na composição 2022 para o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina no segmento Profissionais de Saúde e subsegmento Conselhos Regionais da Área de Saúde. Luciane é membro da Comissão de Ética e foi nomeada pela presidência para representar o CRO-SC.
“Foi muito positivo porque, assim, saímos da nossa ‘bolha’ e vemos além dos dentes. Apesar disso, foi um evento onde se falou muito em odontologia,” avaliou Luciane. O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei 8.142/90.

Presidentes de CROs encontram-se em Curitiba

Nos dias 3, 4 e 5 de julho aconteceu em Curitiba, o Encontro de Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, com o objetivo de discutir questões centrais da Odontologia e de troca de informações que visam dar maior equalidade de tratamento nos procedimentos regionais dos CROs. O encontro contou com a presença da presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre.

No evento, foram discutidas resoluções do CFO, o sistema eleitoral, trâmites de registro profissional, questões conjunturais frente aos planos de saúde odontológica, exame de proficiência nos cursos de Odontologia, sistema operacional CFO (gestão, fiscalização e cobrança), ações judiciais trabalhistas, a luta junto ao MEC contra a abertura de novas faculdades de odontologia no país, entre outros assuntos também de importância para a classe.

De acordo com a natureza da pauta, os encaminhamentos serão direcionados ao CFO e suas comissões, bem como levados aos Estados para incrementar melhorias administrativas nas estruturas regionais. “Já estamos trabalhando junto à diretoria e conselheiros e em breve teremos novidades para os cirurgiões-dentistas de Santa Catarina”, adiantou a presidente Sandra Silvestre.